quinta-feira, 11 de abril de 2019

Ricardo Graça: como uma fênix, renasce das cinzas com a camisa do Vasco

Zagueiro revelado na base cruz-maltina quase caiu no esquecimento em 2018, mas ressurgiu em 2019 com boas atuações

Ricardo Graça ressurge como uma fênix no Vasco
Ricardo Graça e Alberto Valentim em treino do Vasco


O Vasco derrotou o Avaí por 1 a 0, na Ressacada, e avançou de fase na Copa do Brasil. Um dos destaques da equipe carioca foi o zagueiro Ricardo Graça, revelado pelo clube e que substituía o capitão Leandro Castan ao lado de Werley. Com mais uma atuação segura, o defensor se mostrou novamente que deve ser a primeira opção para o técnico Alberto Valentim quando não puder contar com a dupla titular. No entanto, em 2018, o jovem de apenas 21 anos chegou a cair no esquecimento dentro do elenco.

Chegada à base do Vasco e temporada em Portugal


Ricardo Graça chegou para fazer parte das categorias de base do Vasco no ano de 2009, compondo a equipe sub-13. Na época, o clube ainda era presidido por Roberto Dinamite. No entanto, com a mudança de presidente em 2014 - com Eurico Miranda assumindo - e uma reestruturação feita nas divisões inferiores, o zagueiro foi cedido por empréstimo ao Vitória de Guimarães, time de Portugal. Após a curta passagem pelo Velho Continente, Ricardo voltou ao clube que o revelou e se tornou titular do time sub-20 vascaíno. Até 2017, quando passou a integrar a equipe profissional.

Da titularidade à última opção: o 'bode expiatório' de uma atuação terrível


Já em 2018 e consolidado no elenco profissional, Ricardo ganhou o apreço da torcida do Vasco e passou a ser constantemente pedido nos lugares dos contestados Paulão e Erazo. Apesar disso, o então técnico cruz-maltino Zé Ricardo parecia não estar disposto a dar chances ao garoto.

A tão sonhada oportunidade veio em uma 'roubada'. Ricardo Graça foi titular no confronto contra o Jorge Wilstermann, ainda pela segunda fase da Libertadores de 2018, na Bolívia. A partida disputada em uma altitude de 2810 metros foi um desastre quase que completo. Com o time inteiro falhando, o goleiro Martín Silva pegou três cobranças de pênaltis e garantiu o Gigante da Colina na fase de grupos. O jovem zagueiro, no entanto, não saiu ileso.

Apesar das fraquíssimas atuações e das infinitas trocas no setor defensivo, Ricardo Graça parou de figurar entre as opções de Zé Ricardo. O treinador preferia insistir nos erros de Paulão e Erazo por conta dos erros cometidos em Sucre.

Missão dada é missão cumprida: substituição à altura do 'Rei de Roma' no Vasco


Depois de virar última opção no elenco do vascaíno, Ricardo Graça voltou a figurar entre os relacionados pelo técnico Alberto Valentim, já na temporada 2019. Outros jogadores, no entanto, pareciam estar à frente na disputa de 'primeiro reserva'. Aos poucos, o defensor foi atuando e mostrando segurança no setor defensivo.

A coroação chegou justamente no duelo diante do Avaí, na última quarta-feira (10). Com o capitão Leandro Castan lesionado, o camisa 36 voltou a ser a opção para formar dupla com Werley. Em uma partida impecável, Ricardo foi o melhor jogador em campo pelo Vasco, com desarmes precisos e excelente posicionamento.

Para a final do Campeonato Estadual, no próximo domingo (14), é esperado o retorno de Castan. Com isso, Ricardo Graça deve voltar ao banco de reservas. Mas o jovem já deixou sua mensagem: não é aquele defensor fraco que o Zé Ricardo tentou pintar. Ainda tem muito para dar com a camisa do Vasco e deve se tornar um bom zagueiro cruz-maltino.

Números de Ricardo Graça na temporada 2019:

  • Jogos: 5
  • Vitórias: 4
  • Empates 1
  • Derrotas: 0
  • Gols sofridos: 2
  • Partidas sem sofrer gols: 3
  • Cartões amarelo/vermelho: 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário